fundo do site.jpg

MEDIÇÃO DE ESPESSURA POR ULTRASSOM
(SM-US-N2-ME / SM-ME-N2-ROV)

MEDIÇÃO DE ESPESSURA POR ULTRASSOM.png

O ensaio de medição de espessura por ultrassom é um método no qual um feixe sônico de alta frequência é introduzido no material a ser inspecionado, com o objetivo de definir a espessura da parede metálica existente, mesmo sem acesso pelo lado oposto. O som que é introduzido na superfície metálica, percorre o material e é refletido pela superfície oposta, sendo que após retornar ao equipamento, é interpretado por um processador eletrônico que indica em um visor digital a espessura detectada.

 

Esse mesmo campo de abrangência deste subnível de qualificação é aplicável também com a utilização de veículo de operação remota (ROV). ​

O treinamento é realizado com carga horária mínima de 40 horas, exige total dedicação do candidato em função do grande e diversificado volume de informações, requer conhecimentos específicos de terminologia de estruturas submersas, experiência em mergulho profissional, terminologia de descontinuidades superficiais em soldas, fundidos, forjados e laminados e conhecimentos básicos de física, além de experiência na inspeção através de ROVs.