fundo do site.jpg

RESPONSÁVEL TÉCNICO

Avatar Linkedin.png

Orlando Lapa

  • LinkedIn - Círculo Branco

Após 17 anos de carreira na área de Engenharia da Petrobrás, atuando como fiscal e inspetor na construção e montagem de estruturas para plataformas fixas de produção, atuando ao lado de fabricantes de equipamentos e laboratórios de análises e testes de materiais espalhados pelo território brasileiro. Destes 17 anos, sendo 11 deles atuando no Setor de Qualificação e Certificação de Pessoal (SEQUI), prezando sempre pela qualidade, excelência e transparência, nascia ali a ideia do que se tornaria no futuro a Multiend.

A atuação no SEQUI, exigia a avaliação dos inspetores atuantes nos empreendimentos da Petrobrás, realizando a inspeção por ensaios não destrutivos (END), soldagem e pintura industrial, exigindo também a implementação de treinamento técnico em diversos órgãos da Petrobrás em território nacional, onde existissem obras em andamento, ou mesmo para preparação do pessoal técnico para acompanhamento na parte técnica. O mesmo órgão era também o responsável pela execução dos trabalhos de inspeção e assessoria junto aos diversos empreendimentos Petrobrás, tanto on-shore como off-shore.

Outra atividade era a qualificação de procedimentos de inspeção por ensaios não destrutivos, etapa que exigia avaliação técnica detalhada, visando avaliar sua coerência de acordo com as normas técnicas aplicáveis e também a comprovação prática do desempenho dos equipamentos, instrumentos e acessórios necessários na realização dos ensaios, tanto área industrial quanto subaquática.

As empresas enviavam representantes sem os conhecimentos técnicos necessários a esse órgão, documentos que não atendiam as normais vigentes, equipamentos inadequados ou mesmo não aplicáveis aos objetivos dos ensaios.

Entendendo a lacuna existente, foi observada a possibilidade de alinhar o conhecimento amplo de todas as atividades e suas peculiaridades técnicas com uma oferta de serviços de alta qualidade. Podendo assim oferecer aos subcontratados da Petrobras um caminho eficiente, objetivo e funcional para que as exigências do contratante fossem plenamente atendidas.

Nasce então a Multiend, com objetivo de treinar e formar inspetores de ensaios não destrutivos e subaquáticos, possuindo em seu portfólio a elaboração de procedimentos de inspeção, fabricação, calibração, locação e manutenção de equipamentos de inspeção. Fabricação de padrões e acessórios para os equipamentos e prestação de assessoria para empresas na área de END.