top of page

Métodos de medição de potencial - Parte 1

Atenção: Este artigo será divido em duas partes.

Clique AQUI para conferir o segundo artigo


Comparação entre os métodos de medição


A técnica para medição de potencial eletroquímico no campo utiliza o eletrodo de Ag/AgCl no interior de um recipiente perfurado.

Os métodos para medição de potencial diferem no modo como os eletrodos são transportados.

O eletrodo de referência pode ser transportado por um mergulhador ou pelo veículo de operação remota (ROV).


Estes métodos estabelecem um excelente conhecimento na localização do eletrodo e podem resultar numa inspeção de potencial em qualquer nível desejado de detalhamento.

A inspeção do potencial executada pelo mergulhador pode ser realizada por duas técnicas diferentes:


- Utilizando uma unidade portátil encapsulada;

- Utilizando um multímetro na superfície, cabos de ligação elétrica e eletrodo para medição.


Quando o veículo de operação remota é utilizado, o eletrodo de medição é transportado por ele.

O potencial é lido na superfície pelo software do sistema (voltímetro / multímetro) e o sinal que transmite esses valores de potencial são enviados através de cabos separados ou através do umbilical do ROV.

O eletrodo deve ser posicionado o mais próximo possível da estrutura, sem a necessidade no entanto de apresentar contato elétrico direto com a mesma, sendo recomendado a execução de testes práticos para definir os limites adequados de distância da estrutura que se deseja inspecionar, comprovando a eficiência do processo.

Eletrodo posicionado a 50 mm de distância da estrutura
Figura 1 - Eletrodo posicionado a 50 mm de distância da estrutura

Eletrodo de medição lançado na água salgada por meio de cabo


Este método apresenta muito pouca precisão nos dados fornecidos, uma vez que é impraticável manter a distância entre eletrodo de medição e a estrutura.

Tomam-se as medidas em várias profundidades determinadas, utilizando-se um cabo-guia com contrapeso para evitar que a corrente marinha desloque o eletrodo de medição. Em alguns casos tais como medições internas em plataformas de concreto, é a única solução viável.

Para aplicação deste método, utilizando-se um multímetro digital, conecta-se o cabo positivo na estrutura acima do nível da água e o cabo negativo no eletrodo de medição, assim teremos o sinal correto (-) do valor do potencial eletroquímico resultante.


Eletrodo de medição conduzido pelo mergulhador


Eletrodo de medição conduzido utilizando um multímetro na superfície, cabos de ligação elétrica e eletrodo de medição.

A técnica consiste na utilização de um multímetro digital de alta impedância (≥ 10 Mohm), um eletrodo de medição e cabos isolados para conexão a estrutura. O terminal positivo do multímetro é aterrado na estrutura acima do nível da água, enquanto o terminal negativo é conectado no eletrodo de medição através do cabo.


O multímetro fica localizado acima do nível da água. O mergulhador conduz o eletrodo em torno da estrutura e os potenciais são indicados no multímetro que se encontra acima do nível da água.

 

A leitura é registrada quando o mergulhador está segurando o eletrodo de medição, numa posição estável próximo ao possível ponto de medição. Quando a leitura é realizada, a exata posição de onde foi posicionado o eletrodo deve ser registrada.

 

Outra alternativa é o uso do eletrodo de medição e uma ponta metálica para fazer contato no aço.

São utilizados dois cabos para conexão, construídos no interior de um instrumento, sendo um ligado a ponta metálica (terminal positivo do multímetro) e outro no eletrodo de medição (terminal negativo do multímetro). O mergulhador conduz o instrumento em torno da estrutura e para a medição de potencial ser realizada, deverá pressionar a ponta metálica no ponto desejado (estabelecer o contato elétrico), desta forma a leitura do potencial é obtida e indicada no multímetro que se encontra na superfície.

Quando a leitura for realizada, o exato posicionamento do instrumento deve ser registrado pelo mergulhador.


Conclusão


O artigo compara diferentes métodos de medição do potencial eletroquímico no campo. O primeiro método envolve o transporte de um eletrodo por um mergulhador ou por um veículo de operação remota (ROV). Essa abordagem permite uma inspeção minuciosa do potencial em vários níveis de detalhe. Por outro lado, há o método que consiste em lançar o eletrodo na água salgada utilizando um cabo, o qual apresenta uma precisão reduzida.

No método conduzido por um mergulhador, é utilizado um multímetro para registrar as leituras acima do nível da água. A seleção do método adequado depende das necessidades específicas de cada inspeção e das características ambientais em que a medição será realizada.

 

Ficou alguma dúvida, então envie um e-mail para contato@multiend.com.br que estaremos prontos para tirar sua dúvida.


PS: Ah, se tiver algum assunto que gostaria de ver abordado por aqui, basta entrar em contato pelo mesmo e-mail ;)

54 visualizações

Comments


bottom of page