Os eletrodos de referência são dispositivos indispensáveis na tecnologia de proteção catódica. É fazendo-se uso destes eletrodos que se mede o potencial de uma estrutura em relação ao meio, a fim de se avaliar a condição do material metálico, isto é, verificar se há corrosão, se a estrutura está protegida ou se há influência de correntes de interferência.
Existem eletrodos práticos, para uso no campo, e eletrodos de laboratório. Os eletrodos de laboratório são basicamente o de hidrogênio e o de calomelano saturado (ECS).
Como o eletrodo de hidrogênio é muito crítico, mesmo no laboratório, é prática comum medir-se o potencial com auxílio de ECS e depois converter o valor encontrado, para a escala do hidrogênio.
Os eletrodos de campo mais usados são o de Cu/CuSO4 saturado, o de Ag/AgCl e o de zinco.
O eletrodo de Cu/CuSO4 é usado principalmente para a medição de potenciais no solo. O seu uso em meio líquido deve ser evitado.
O eletrodo de Ag/AgCl é específico para água salgada. O eletrodo de zinco se presta tanto para a medição de potencial em água salgada como no solo.
Para uso no solo o zinco deve ser envolvido com enchimento condutor de gesso e bentonita, as figuras 1, 2 e 3 mostram esquematicamente os eletrodos de referência usados no campo.
Cada eletrodo de referência tem um valor diferente para o seu próprio potencial.
É por isso que um dado potencial, medido com diferentes eletrodos de referência, apresenta valores diferentes.
A equivalência entre eletrodos mais comuns também é apresentada na figura 4..
Com relação ao ECS o potencial de proteção equivale a aproximadamente - 0,77V.
Ficou alguma dúvida? Então envie um e-mail para contato@multiend.com.br que estaremos prontos para tirar sua dúvida.
PS: Ah, se tiver algum assunto que gostaria de ver abordado por aqui, basta entrar em contato pelo mesmo e-mail ;)
Comments